Pronto Socorro da Zona Noroeste, em Santos, SP, já regista falta de água (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Servidores estão comprando água para abastecer os equipamentos municipais.

Por G1 Santos

As unidades da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, estão sem fornecimento de água, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) da cidade. Segundo os servidores, o contrato de fornecimento dos galões de água acabou e o novo contrato ainda não foi homologado.

A tesoureira do Sindicato, Teresa Cristina Borges, informou que o novo contrato deveria valer de dezembro de 2017 a março de 2018. “O contrato anterior venceu e tem um temporário em caráter de emergência em trâmite burocrático. Mas essa empresa temporária não está mais fornecendo os galões. Alguns setores ainda não sentem o problema por terem galões em estoque, mas outros já estão sem água”, explica.

Prédios municipais como o do Banco do Brasil, Paço e Pronto Socorro da Zona Noroeste já registram falta de água, segundo a tesoureira. “Muitas unidades não possuem bebedouros ou filtros e os funcionários estão tendo que comprar água no comércio.”

Teresa conta que, em contato com a Secretaria de Gestão, o sindicato foi informado de que a administração está tentando normalizar a entregar com o fornecedor em dois dias, prazo que termina nesta sexta-feira (12).

Em nota, a Prefeitura informou que o novo contrato licitatório para fornecimento de água será homologado em fevereiro e, desde dezembro, há um contrato emergencial em vigor para abastecimento das unidades.

A administração municipal ressaltou que o fornecimento já foi ajustado com a empresa contratada, e, desde quinta-feira (11), foram entregues 350 galões de água, priorizados locais que não contam com filtro ou bebedouro, como o PS da Zona Leste, PS Central, SAMU, UBS, NAPS, Paço Municipal, Banco do Brasil e Centro Administrativo.

Nesta sexta-feira (12), serão entregues mais 430 galões em equipamentos da Zona Noroeste, Morros (São Bento e Nova Cintra), e do Centro. A Prefeitura ainda afirmou que as entregas serão normalizadas até terça-feira (16).