Apenas 11 pessoas assinaram a ata da assembleia realizada no Sintrasaúde (Fernanda Luz/AT)

Presidente do sindicato diz que assembleia foi só para analisar o movimento

Por MATHEUS MÜLLER (atribuna.com)

O Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest) havia marcado para esta segunda-feira (20), às 18h30, uma assembleia com objetivo de definir a data da greve. Entretanto, algo mudou e a reunião com 11 pessoas, que assinaram a ata, não decidiu nada sobre a paralisação.

“Essa assembleia é só para analisar o movimento”, disse o presidente do Sindest, Fábio Pimentel. Uma reunião com a Prefeitura marcada para esta terça-feira (21), às 17 horas, no entanto, pode ter contribuído para a não marcação do ato paredista.

Na sexta-feira (17), após um protesto em frente ao Paço Municipal, Pimentel informou que o encontro desta segunda definiria, sim, uma data e apontou algumas opções: dia 2, na primeira semana de março ou entre 6 e 10 do mesmo mês.

Na ocasião, inclusive, o sindicalista afirmou que não tinha dúvida sobre a necessidade da greve: “Pode ser de 24 horas, para começar, ou por tempo indeterminado, logo de cara. O fato é que não podemos deixar de fazê-la, diante da intransigência do prefeito (Paulo Alexandre Barbosa – PSDB)”.

Na página do Facebook sindicato informou que assembleia decidiria data de greve (Reprodução) Negociação

Negociação

Depois de negar que marcaria uma data de greve na assembleia desta segunda, Pimentel ressaltou que a Prefeitura reabriu negociação. “Provavelmente tenha alguma coisa nova para discutirmos, porque até então era reajuste zero”.

O sindicalista também anunciou os próximos atos. “Como tem o Carnaval, passamos a manifestação para a primeira semana de março, dia 8. Aí no dia 9, sim, uma assembleia com objetivo mais finalizador. Se tiver proposta analisaremos aceitar ou não e ver o que vamos fazer”.

Sindserv

Em estado de greve, o Sindserv também indica uma paralisação geral. O protesto deverá ser definido na próxima quinta-feira (23), durante assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, às 19 horas.

“Achamos que não tem outo jeito (greve), porque esse governo tem como projeto a destruição do serviço público e do servidor. Querem a terceirização e diminuir o salário dos funcionários”, ressalta Flávio Saraiva, presidente do Sindserv.

Campanha Salarial

Durante a semana, em um protesto dos servidores no Paço Municipal, o secretário de Gestão, Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira, informou não ter condições de oferecer nenhuma proposta salarial agora e que o assunto será discutido apenas após o mês de junho.

Tal situação causa indignação na categoria, que tem data-base em fevereiro e, portanto, não terá o reajuste dentro do prazo.

Ambas entidades pleiteiam a recomposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses (5,35%), além de um aumento real – o Sindserv cobra 8%, enquanto o Sindest, 10%.

*Colaborou Maurício Martins